3 motivos para você comprar produtos feitos à mão

A alma dos produtos handmade.

Os produtos feitos à mão sempre fizeram parte da nossa história, mas se tornaram mais raros assim que as sociedades começaram a se industrializar.

No século 18, com a Revolução Industrial, na Europa, o número de manufaturas reduziu muito. E esse cenário se agravou com a criação do Fordismo, o sistema de produção que inaugurou as linhas de montagem nas fábricas.

Com o sistema fordista, cada trabalhador recebeu uma função: enquanto um pintava o produto, outro o montava. E assim foi possível agilizar o processo de produção, ampliando a quantidade de mercadorias para consumo. Hoje, são muitas as indústrias desse estilo espalhadas pelo mundo.

Analisando a situação, o sociólogo norte-americano, Richard Sennett, na obra “A Corrosão do Caráter”, identifica que o capitalismo está passando por um processo de flexibilização, que culmina na precarização das formas de trabalho e no desaparecimento de laços de convivência entre os membros de uma equipe.

Mas mesmo com todos os processos em direção à industrialização da produção e os seus reflexos na sociedade, ainda há muitos trabalhadores que nadam contra a corrente e continuam produzindo mercadorias feitas à mão, com qualidade, e você pode investir em uma delas.

Para conhecer as vantagens de adquirir esse tipo de produto, veja os 3 motivos que destacamos abaixo:

1. Mercadorias artesanais são exclusivas

Enquanto os produtos industrializados são feitos em série e você encontra várias cópias de um mesmo item pelas lojas, um produto feito à mão é uma peça única.

Essa exclusividade é garantida pelo processo artesanal, que dá liberdade de criação para o artesão, abrindo a possibilidade de inovação a cada unidade produzida.

Por causa disso, tenha em mente que o valor da mercadoria artesanal vai muito além do material que você está levando para casa, pois também inclui o trabalho manual e intelectual que está envolvido na produção.

Lembre-se de que alguém passou horas a fio trabalhando para que aquela peça fosse feita com qualidade.

2. Produtos feitos à mão são ricos em detalhes

Ao contrário dos produtos industrializados, que costumam valorizar mais a funcionalidade do que a beleza, produtos artesanais costumam ser ricos em detalhes e, por isso, encantam os consumidores.

Isso acontece, porque o artesão não precisa correr para produzir um grande número de mercadorias, já que a sua principal preocupação é a qualidade do serviço e do resultado do trabalho executado.

Dessa forma, um profissional desse setor valoriza os detalhes em sua produção e pode passar horas desenhando ou esculpindo uma mesma peça.

3. Produto feito à mão durável x consumismo não durável

Os produtos feitos em série geralmente apresentam baixa durabilidade, com o intuito de manter o mercado consumidor ativo. Essa prática é uma das responsáveis por estimular o consumismo desenfreado, já que as pessoas precisam repor seus objetos periodicamente.

Em contrapartida, o esmero do trabalho artesanal faz com que seus produtos tenham alta durabilidade, devido à preocupação com a qualidade da matéria-prima e com as técnicas empregadas.

Por isso, se você não tem o costume de comprar produtos feitos à mão, comece a considerar essa possibilidade e adquira objetos únicos e de qualidade. Se você já tem esse hábito, conte para nós quais são os produtos artesanais de que você mais gosta!

One thought on “3 motivos para você comprar produtos feitos à mão

    Authors gravatar
    Daniel Ribeiro

    | Responder

    Muito interessante. Concordo com a matéria. Praticamente toda grande marca, de alto valor agregado, conserva a tradição do trabalho manual mesmo que seja em parte de sua produção. É só ver a produção de relógios dá Patek Philippe onde a caixa do relógio, feita em ouro é gravada à mão, ou o último lançamento da Mercedes Benz onde um único mecânico monta todo o motor. Com certeza, produtos exclusivos só são conseguidos com o brilhantismo das mãos humanas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Produtos feitos a mão, com o máximo de cuidado, com materiais fortes e resistentes e um estilo único.

Busca